O Novembro Azul é uma campanha que reforça a importância da prevenção ao câncer de próstata muito conhecida por todos nós. Mas você sabia que ela também se aplica a animais? Ainda que não seja muito comum, a doença também afeta cães e gatos e pode ser ainda mais agressiva neles.
Se você é tutor de gato, pode ficar um pouco mais tranquilo: este tipo de câncer raramente acomete felinos. Mas, em cachorros, principalmente idosos e de grande porte, a doença pode ser mais comum. A ida regular ao veterinário pode ser crucial na vida dos pets: quanto antes detectada, maiores são as chances de cura.
A realização de exames periódicos ainda é a melhor forma de diagnóstico, mas alguns sintomas podem indicar que algo não está bem na saúde do seu cão. Dificuldade de urinar e defecar, aparição de sangue ou pus no xixi, perda de peso, dor abdominal e constipação podem ser indícios de que a próstata do bichinho está aumentada.
A melhor forma de prevenir o surgimento deste tipo de tumor ainda é a castração, acompanhada de exames de check up de rotina no animal. Afinal, o surgimento de sintomas indica que a doença já está em estado mais avançado, o que dificulta o tratamento. Além do exame de toque – assim como em humanos –, outros procedimentos veterinários, feitos com regularidade, podem ajudar a detectar a doença, como ultrassom abdominal, raio-x e exames de urina.
A Veterinária em Casa está pronta para realizar consultas para avaliar a saúde da próstata do seu pet e encaminhar para realização dos exames que forem necessários.
Seu pet precisou de atendimento? Chame a doutora!
Atendimentos em Araruama e Rio das Ostras.