O que seria de nós sem eles?
Aproveitando o clima de esperança que toma conta no início do ano, foi criado o #janeirobranco, uma campanha brasileira que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas. E os pets ajudam muito nessa história, pois o convívio com pets ajuda à saúde mental humana.
É cientificamente comprovado que ter um pet ou animal de estimação em casa ajuda consideravelmente a redução de sintomas de Ansiedade, Estresse e Depressão.
Segundo dados de um estudo elaborado pela Human Animal Bond Research Institute (HABRI) com 2.000 pessoas com pets, 74% relataram uma melhora na saúde mental em decorrência da relação com seu animal de estimação, e 75% relatam melhora da saúde mental de um amigo ou familiar devido a presença de um pet.
A presença de um animal também contribui para a diminuição da sensação de solidão, pode ajudar com a autoestima, contribuindo para transmissão de sensação positiva e inúmeros benéficas ao organismo do ser humano.
Mas é muito importante você refletir sobre que pet irá escolher:
Pode ser cachorro, gatos, pássaros, peixes de aquário, coelhos, ou mesmo, animais exóticos que precisam de autorização para tê-los em casa e muitos outros.
Cada animal possui um diferente grau de interação com o humano e isso é importante saber para que você não se arrependa depois. Afinal, é uma vida animal que estará em suas mãos.
Você pode até pensar que uma companhia só pode ser considerada assim se for de outra pessoa. Engano seu. Um pet pode sim, ser sua companhia e te fazer muito bem.
Existem vários motivos que levam uma pessoa ou família a ter um pet, porém, no final de tudo, o que conta mesmo é que eles passam a fazer parte de sua vida de uma maneira ímpar.
Se você já tem um pet, deve imaginar a sensação que deve ser a presença dele em sua vida.
Comenta pra gente: qual a importância do seu pet em sua vida?
Fonte: psicologiaviva.com.br