Os ingredientes presentes nos produtos de limpeza tradicionais podem intoxicar os pets. Um dos principais fatores de risco é que os animais de estimação, como cães e gatos, têm a boca e os olhos mais próximos do chão e, por isso, mais propensos ao contato com os produtos químicos. Mas, com atitudes práticas e a escolha do produto certo, tem como prevenir a saúde do seu pet.
Manter a casa limpinha é uma característica que muita gente tem. Mas, se existe um pet no ambiente, é importante ficar atento aos produtos que costuma usar e evitar que ele tenha contato com agentes químicos danosos à saúde do bichinho.
Há produtos que já foram desenvolvidos pensando no bem-estar do pet, tais como aromatizadores, limpadores de piso, desinfetantes e detergentes.
Mas, se você costuma usar produtos mais tradicionais, são necessários alguns cuidados para evitar problemas.
Cuidados necessários
Evite desinfetantes à base de cloro e ácidos, que contenham amônia ou que sejam muito perfumados. É importante manter os produtos bem fechados e longe do alcance do seu cão ou gato.
Uma boa prática é deixar portas e janelas abertas após a limpeza do ambiente. Isso vai ventilar e afastar os odores dos produtos. Uma maneira de amenizar isso é utilizar aspirador de pó e esponjas úmidas.
Uma alternativa menos agressiva é usar álcool, que é um produto que elimina germes e bactérias, e tem a vantagem de evaporar rapidamente, sem deixar cheiro. Também é seguro utilizar vinagre branco e bicarbonato na limpeza. Se for utilizar sabões e detergentes, prefira os neutros, sem perfume ou substância agressiva. Mas, claro: nenhum deles deve ser ingerido pelo seu pet.
Se, mesmo com todos esses cuidados seu bichinho demonstrar sinais de envenenamento — como apatia, respiração anormal, vômitos, alergia e falta de apetite — procure um veterinário. O tratamento precoce de casos de intoxicação pode fazer toda diferença para a saúde do seu pet.
A Veterinária em Casa realiza atendimentos de emergência e dá todo o suporte para seu cão ou gato no conforto da sua residência. Lembrando que, havendo necessidade de internação u procedimento complexos, dispomos de parceria com clínicas da região para a sequência do atendimento.