As pets também fazem parte do Outubro Rosa, sabia?
Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o câncer de mama atinge cerca de 45% das fêmeas caninas e 30% das fêmeas felinas. Para se ter uma ideia da gravidade destes dados, o número supera ao incidente entre as mulheres
Mas, assim como entre elas, conscientização, prevenção e diagnóstico é a tríade que melhor combate ao câncer de mama.
Esta é uma doença mais comum em fêmeas não castradas. Assim, a castração é um aliado fundamental, reduzindo em cerca de 99% o risco nas cadelas e em 91% nas gatas.
Animais de todas as raças estão sujeitos a desenvolver este câncer, sobretudo acima de cinco anos de idade. Também pode ocorrer os machos, mas é menos comum.
Outros fatores que mostram propensão ao câncer de mama são:
– cadelas que desenvolveram gravidez psicológica;
– fêmeas que ingeriram anticoncepcionais ou vacinas anticio;
– pets com sobrepeso.
A Dra. Bianca Rangel explica que o sintoma mais comum é a presença de nódulos. “Eles são facilmente percebidos com o toque das mãos. Além disso, as mamas podem ficar sensíveis, inchadas e até ter alguma secreção com forte odor”, esclarece.
Segundo ela, ter o hábito de tocar periodicamente sua cadela ou gata em busca desses nódulos é uma boa prática. “Vale ressaltar que nem todos os tumores são malignos, mas, ao percebê-los, é importante investigar o mais rápido possível.
Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, melhores são as chances de recuperação”, alerta.
Em muitos casos, após o diagnóstico, faz-se a cirurgia para a retirada do tumor e da mama, junto com a castração. Em casos mais avançados, o veterinário oncologista pode aplicar quimioterapia específica, para evitar a reincidência da doença ou metástase.
Enfim, reduzir os riscos e complicações do câncer de mama na sua pet requer a sua participação e o seu cuidado.
Conte com a Veterinária em Casa para fazer o acompanhamento da sua pet e dar todo o suporte necessário para a saúde dos seus cães e gatos. Atendemos com hora marcada, nos municípios e Araruama e Rio das Ostras.