Os cachorros não transpiram pela pele como os humanos e sim pelo focinho, pelo coxim (a “almofadinha” da pata) e pela boca – por isso colocam a língua pra fora. Sabia? Por conta desta situação, é importante termos alguns cuidados especiais no Verão, quando as temperaturas são mais altas. Se seu cão tem focinho curto, como pugs e buldogues ou é mais gordinho, estas dicas são ainda mais importantes.
Confira estas sete dicas fundamentais para a saúde deles:
1. Atenção ao horário dos passeios
O ideal é passear antes das 10h da manhã ou depois das 17h quando o sol está mais fraco.
2. Não deixe faltar água
Quando sair para passear com seu pet, sempre leve água fresca e mantenha-o hidratado dando água a cada 20 ou 30 minutos. Dentro de casa, espalhe potes de água fresca.
3. Evite levá-lo a lugares quentes e fechados
Nunca deixe seu pet em um local fechado e sem ventilação! O calor excessivo pode causar intermação – quando a temperatura do corpo passa dos limites que permitem a troca de calor com o ambiente.
4. Dê banho com mais frequência
Nesta época está liberado 1 banho por semana, pois refresca e alivia o calor do seu pet.
5. Tenha cuidado com parasitas
No verão é mais comum a proliferação de parasitas, por isso, aplique o antipulgas recomendado por seu veterinário e tome cuidado com lugares muito frequentados.
6. Use protetor solar
Recomendado principalmente para cães e gatos de pele clara. Aplique protetor solar nas partes onde não têm pelos como a barriga, focinho e orelhas para evitar o câncer de pele.
Atenção: não passe protetor de humanos, existem opções específicas para que o animal possa lamber e não se intoxicar.
7. Tose o animal
Tosar é válido para cães e gatos, pois ajuda a refrescar e facilita na hora do banho.